Cursos |
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Administração de
Empresas
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A Administração revela-se como uma das mais
promissoras carreiras da atualidade. A
complexidade do mundo globalizado requer cada
vez mais profissionais, com visão generalista e
voltadas a um aprendizado constante, dentro e
fora das organizações. Somente com a formação de
profissionais com características como
flexibilidade e adaptabilidade às constantes
mudanças do ambiente além de um espírito
empreendedor inigualável, como o do
administrador, é que será possível a garantia do
crescimento e desenvolvimento de nossas
instituições , públicas ou privadas.
Assim o perfil desejado do egresso em
administração pelas Faculdades Integradas de
Cassilândia, deverá estar voltado para a
formação de um profissional que possa:
- reconhecer e definir problemas, equacionar
soluções, pensar estrategicamente, introduzir
modificações no processo de trabalho, atuar
preventivamente, transferir e generalizar
conhecimentos.
- auto-planejar-se , auto-organizar-se,
estabelecer métodos próprios, gerenciar seu
tempo e espaço de trabalho;
- expressar-se e comunicar-se com seu grupo,
superiores hierárquicos ou subordinados, buscar
a cooperação, trabalho em equipe, diálogo,
exercício da negociação e de comunicação
interpessoal;
- utilizar todos os conhecimentos - obtidos
através de fontes, meios e recursos
diferenciados - nas diversas situações encontras
no mundo do trabalho, isto é, da capacidade de
transferir conhecimento da vida cotidiana para o
ambiente de trabalho e vice-versa;
- ter iniciativa, criatividade, vontade de
aprender, abertura às mudanças, consciência da
qualidades e das implicações éticas do seu
trabalho;
- refletir a atuar criticamente sobre a esfera
da produção (compreendendo sua posição e função
na estrutura produtiva seus direitos e deveres;
- desenvolver raciocínio lógico, crítico e
analítico para operar com valores, formulações
matemáticas para estabelecer relações formais e
causai entre fenômenos e para expressar-se de
modo crítico e criativo dos diferentes contextos
organizacionais sociais.
Fonte: Conselho Federal de Administração
Esse conjunto de habilidades de
competências, norteado ainda pelo Código de
Ética Profissional, habilitarão o administrador,
desde que devidamente credenciado junto ao
Conselho Regional de Administração, a atuar nos
seguinte campos privativos da classe:
Administração Financeira; Administração de
Materiais; Administração Mercadológica;
Administração da Produção; Relações Industriais
e Administração e Seleção de Pessoal; Orçamento;
Organização e Métodos e Programas de Trabalho;
Campos Conexos (Consócios, Comércio Exterior,
Cooperativas, Hospitalar, Condomínios, Imóveis,
Processamento de Dados, Rural, Hotelaria,
Factoring, Turismo, Habilitações específicas do
Curso de Administração).
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Ciências Contábeis |
A profissão do contador vem se despontando cada
vez mais dada a importância e necessidade de
profissionais com amplo conhecimento e respeito
do patrimônio das instituições e da complexa
dinâmica que envolve a sua movimentação. Sem
esse profissional, dificilmente as organizações
públicas ou privadas., teriam condições de se
manter atuantes, especialmente nos aspecto
financeiro que as envolve. A Lei de
Responsabilidade Fiscal - LRF, de 2000 é um
grande exemplo da importância desse profissional
também no setor público, uma vez que uma ação
concreta de auditoria das contas públicas,
dificilmente uma organização desse setor
conseguiria elaborar seu planejamento, seu plano
diretor e cumprir com sua tarefa social.
A respeito disso. Foram estabelecidas
algumas diretrizes básicas quanto à atuação do
contador profissional. Assim, são considerados
trabalhos técnicos de contabilidade:
- organização e execução de serviços de
contabilidade em geral;
- escrituração dos livros de contabilidade
obrigatórios, bem como de todos os necessários
no conjunto da organização contábil e
levantamento dos respectivos balanços e
demonstrações;
- perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão
de balanços e de contas em geral, verificação de
haveres, revisão permanente ou periódica de
escritas, regulações judiciais ou extrajudiciais
de avarias grossas ou comuns, assistência aos
Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e
quaisquer outras atribuições de natureza técnica
conferida por lei ao profissionais de
contabilidade.
Notas:
Os peritos serão escolhido entre
profissionais de nível universitário inscritos
no órgão de classe competente, o qual fornecerá
a certidão ( Lei n° 7.270, de 10 dezembro de
1984, altera o art. 145 do CPC).
Salvo direitos adquiridos ex. vi do
disposto no art. 2° do Decreto n° 21.033, de 8
de fevereiro de 1932, a atribuições definidas na
alínea c do artigo anterior são privadas dos
contadores diplomados.
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Educação Física |
As Faculdades Vale do Aporé (FAVA), ao conceber
o Curso de Licenciatura Plena em Educação
Física, o fez a partir do compromisso com a
qualidade na formação dos seus alunos,
fundamentada no tripé que alicerça a
universidade: ensino, pesquisa e extensão. A
Faculdade Vale do Aporé (FAVA), tem direcionado
esforços no sentido de construir um curso de
graduação que possa não somente dar conta da
grande demanda existente, mas, sobretudo, servir
de referência para a Região do Centro Oeste, a
partir de um diferencial político-filosófico
fundamentado na concepção transformadora da
Educação.
Ela entende, portanto, que a formação
superior deve ser capaz de promover ações
reflexivas no sentido da promoção de práticas
sociais transformadoras, conseguidas por meio de
situações de ensino, pesquisa e extensão.
Para que tais propósitos possam ser
concretizados, a Faculdade Vale do Aporé (FAVA),
assume como eixo norteador do Curso de
Licenciatura Plena em Educação Física, capaz de
formar profissionais dotados de conhecimento e
habilidades técnicas, imbuídos de compromisso
social, constituindo, assim, as competências
básicas que servirão de subsídio para a atuação
na escola.
CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física é uma área de
conhecimento e de intervenção
acadêmico-profissional que tem como objeto de
estudo e de aplicação o movimento humano, com
foco nas diferentes formas e modalidades do
exercício físico, da ginástica, do jogo, do
esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas
perspectivas da prevenção de problemas de agravo
da saúde, promoção a saúde, da formação
cultural, da educação e da reeducação motora, do
rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão
de empreendimentos relacionados às atividades
físicas, recreativas e esportivas, além de
outros campos que oportunizem ou venham a
oportunizar a prática de atividades físicas,
recreativas e esportivas.
PERFIL ESPERADO DO EGRESSO
O profissional Licenciado em Educação
Física, pela Faculdade Vale do Aporé, seguindo
as orientações do disposto nos artigo 43 Lei nº
9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), deverá
estar preparado para exercer a formação docente:
- o ensino visando à aprendizagem do aluno
através do desenvolvimento de metodologias que
facilitam o processo de aprendizagem;
- ser capaz de interagir com o processo cultural
local, levando em consideração os conhecimentos
já adquiridos pelo aluno através de sua cultura;
- refletir sobre sua prática pedagógica num
processo contínuo;
ser capaz de estabelecer diálogo entre sua área
e as demais áreas de conhecimento favorecendo e
enriquecendo suas práticas pedagógicas;
- ter o exercício de suas atividades como de
enriquecimento cultural interagindo com
outras áreas e com a comunidade;
- ser um profissional consciente e agente de
transformações sociais associado ao papel da
escola;
- exercer sua criatividade profissional
motivando os alunos no desenvolvimento de
trabalho em equipes.
- ter a pesquisa com foco no processo de ensino
e de aprendizagem, como compreender o processo
de construção do conhecimento.
Habilitação |
Licenciatura |
Duração |
3 anos |
Turno |
Noturno |
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Enfermagem |
Profissão
A Enfermagem é a arte e a ciência do
cuidar, visando à promoção da qualidade da vida
e à manutenção da integridade do ser. O cuidado
ocorre na interação com indivíduos, famílias e
grupos da comunidade em situações de saúde e
doença.
A Enfermagem é uma profissão com amplo campo de
atuação que vem se ampliando cada vez mais em
função dos novos paradigmas da saúde. Hoje, além
dos tradicionais espaços de atuação do
enfermeiro no âmbito hospitalar, há grandes
perspectivas na saúde pública, através do
Programa de Saúde da Família, dos serviços de
enfermagem domiciliar e na oferta de serviços de
urgência e emergência pré-hospitalar.
Curso
O curso de Enfermagem da FAVA tem um
currículo inovador, atendendo às atuais
diretrizes nacionais para os cursos de
enfermagem.
Tem como objetivo formar enfermeiro generalista
de maneira integral, visando à construção da
cidadania e à integração entre vários saberes
(saber, saber fazer, saber conviver e saber
assistir a população de acordo com os princípios
da eqüidade, qualidade e eficiência).
Laboratórios
Anatomia, Microbiologia, Microscopia
(Histologia e Patologia), Bioquímica,
Parasitologia, Fisiologia, Farmacologia e de
Enfermagem.
Estágios
Os estágios ocorrerão em diferentes
cenários da prática profissional, sendo
realizados em: unidades básicas de saúde,
unidades de saúde da família, centros de saúde,
centros de referência, centros comunitários,
creches, escolas, ambulatórios, hospitais gerais
e especializados, asilos e instituições de saúde
pública e privada.
Pesquisa e Extensão
Os projetos de ensino, pesquisa e extensão estão
voltados aos diversos grupos etários (saúde da
criança e do adolescente, da mulher, do adulto,
idoso e trabalhador), visando à promoção,
proteção e recuperação da saúde dessa população.
Os projetos, na sua maioria, ocorrerão em
parceria com os demais cursos da área da saúde,
compondo um conjunto interdisciplinar, portanto,
permitindo a interação e a sociabilização dos
vários saberes e a assistência integral à saúde
do indivíduo e da comunidade.
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Fisioterapia |
O curso
- O curso da FAVA
objetiva formar
profissionais com
orientação científica e
humana, capacitados a
atuar nas diversas áreas
do campo profissional.
- O aluno do Curso de
Fisioterapia da FAVA
está comprometido também
na participação
constante de projetos
que envolvem questões
sociais que rodeiam sua
atuação na área de
saúde. Tem um corpo
docente formado por
especialistas e mestres,
aptos a oferecerem sua
experiência na formação
de profissionais
diferenciados no mercado
de trabalho.
A Profissão
-
Fisioterapia é uma
ciência da área de
saúde, destinada ao
estudo, prevenção e
tratamento dos
distúrbios do movimento
humano.
- É uma das profissões
que mais oferece meios
de atuação no mercado,
envolvendo clínicas,
hospitais, empresas,
faculdades, home-care
etc.
Vivências
Práticas
Desde
o 1° ano o futuro
fisioterapeuta da FAVA
participa de projetos
que refletem a rotina de
profissionais de saúde
envolvidos dinamicamente
com a comunidade. A
partir do 2° ano o aluno
participa ativamente de
estágios supervisionados
por docentes em clínicas
de atendimento a
comunidade. A partir do
3° ano o aluno atua em
projetos mais complexos,
exercendo atividades
profissionais
supervisionadas, desde a
avaliação até a
elaboração da conduta
terapêutica.
Responsabilidade
com o Futuro
No
Curso de Fisioterapia da
FAVA há uma constante
preocupação na formação
dos futuros
profissionais, existindo
uma série de palestras,
mini-cursos e cursos
oferecidos aos discentes
como forma de
atualização científica
no campo teórico e
prático.
FISIOTERAPIA, ONDE HÁ
MOVIMENTO HÁ VIDA!
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Pedagogia |
O campo de atuação do profissional do pedagogo
bem se definindo em várias esferas:
- a escola do Ensino Fundamental e Médio. O
curso de Pedagogia tem preparado, a nível
superior, este profissional para atuar nas
séries iniciais, educação infantil e educação
especial e ainda para desemprenhar as tarefas de
coordenação pedagógica, supervisão e
administração escolar.
- fora da escola, em projetos e instituições
educacionais (ONGs, Conselhos Tutelares, postos
de saúde, igrejas, penitenciárias, hospitais) ou
em ações coletivas e culturais com jovens,
meninos de rua, idosos, mulheres, negros, etc.
Além desses campos, configuram-se outros
para a atuação do pedagogo, como os da avaliação
de sistemas, projetos educacionais, comunicações
em massa, informática, entre outros.
A ênfase na formação do professor
pesquisador e da introdução da pesquisa e da
investigação como componente curricular presente
em inúmeros cursos de Pedagogia das várias
universidades, oferece condições, ainda, para o
aprofundamento dos estudos e nível de
pós-graduação, contribuindo a geração e
construção do conhecimento na área educacional.
Por esta razão, causa preocupação a
possibilidade de que esta formação seja retirada
do âmbito das universidades, para alocação em
centro de educação superior ou institutos
superiores de educação, extra-universitários,
como prevê o projeto de LDB - substitutivo Darcy
Ribeiro. A área educacional adquiriu já um
grande desenvolvimento quantitativo e
qualitativo no plano da produção de
conhecimento, com um grande numero de curso de
pós-graduação stricto-sensu, fato que coloca, na
realidade atual, novos desafios para as
universidades públicas no campo de sua formação
dos profissionais da educação, em especial, dos
professores para a educação fundamental.
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História |
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