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Administração de Empresas

 

A Administração revela-se como uma das mais promissoras carreiras da atualidade. A complexidade do mundo globalizado requer cada vez mais profissionais, com visão generalista e voltadas a um aprendizado constante, dentro e fora das organizações. Somente com a formação de profissionais com características como flexibilidade e adaptabilidade às constantes mudanças do ambiente além de um espírito empreendedor inigualável, como o do administrador, é que será possível a garantia do crescimento e desenvolvimento de nossas instituições , públicas ou privadas.
     Assim o perfil desejado do egresso em administração pelas Faculdades Integradas de Cassilândia, deverá estar voltado para a formação de um profissional que possa:

- reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.

- auto-planejar-se , auto-organizar-se, estabelecer métodos próprios, gerenciar seu tempo e espaço de trabalho;

- expressar-se e comunicar-se com seu grupo, superiores hierárquicos ou subordinados, buscar a cooperação, trabalho em equipe, diálogo, exercício da negociação e de comunicação interpessoal;

- utilizar todos os conhecimentos - obtidos através de fontes, meios e recursos diferenciados - nas diversas situações encontras no mundo do trabalho, isto é, da capacidade de transferir conhecimento da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa;

- ter iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidades e das implicações éticas do seu trabalho;

- refletir a atuar criticamente sobre a esfera da produção (compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva seus direitos e deveres;

- desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores, formulações matemáticas para estabelecer relações formais e causai entre fenômenos e para expressar-se de modo crítico e criativo dos diferentes contextos organizacionais sociais.

Fonte: Conselho Federal de Administração

     Esse conjunto de habilidades de competências, norteado ainda pelo Código de Ética Profissional, habilitarão o administrador, desde que devidamente credenciado junto ao Conselho Regional de Administração, a atuar nos seguinte campos privativos da classe:

     Administração Financeira; Administração de Materiais; Administração Mercadológica; Administração da Produção; Relações Industriais e Administração e Seleção de Pessoal; Orçamento; Organização e Métodos e Programas de Trabalho; Campos Conexos (Consócios, Comércio Exterior, Cooperativas, Hospitalar, Condomínios, Imóveis, Processamento de Dados, Rural, Hotelaria, Factoring, Turismo, Habilitações específicas do Curso de Administração).

 

Ciências Contábeis

A profissão do contador vem se despontando cada vez mais dada a importância e necessidade de profissionais com amplo conhecimento e respeito do patrimônio das instituições e da complexa dinâmica que envolve a sua movimentação. Sem esse profissional, dificilmente as organizações públicas ou privadas., teriam condições de se manter atuantes, especialmente nos aspecto financeiro que as envolve. A Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, de 2000 é um grande exemplo da importância desse profissional também no setor público, uma vez que uma ação concreta de auditoria das contas públicas, dificilmente uma organização desse setor conseguiria elaborar seu planejamento, seu plano diretor e cumprir com sua tarefa social.
     A respeito disso. Foram estabelecidas algumas diretrizes básicas quanto à atuação do contador profissional. Assim, são considerados trabalhos técnicos de contabilidade:

- organização e execução de serviços de contabilidade em geral;

- escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações;

- perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres, revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnica conferida por lei ao profissionais de contabilidade.

Notas:

     Os peritos serão escolhido entre profissionais de nível universitário inscritos no órgão de classe competente, o qual fornecerá a certidão ( Lei n° 7.270, de 10 dezembro de 1984, altera o art. 145 do CPC).

      Salvo direitos adquiridos ex. vi do disposto no art. 2° do Decreto n° 21.033, de 8 de fevereiro de 1932, a atribuições definidas na alínea c do artigo anterior são privadas dos contadores diplomados.

 

Educação Física

As Faculdades Vale do Aporé (FAVA), ao conceber o Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, o fez a partir do compromisso com a qualidade na formação dos seus alunos, fundamentada no tripé que alicerça a universidade: ensino, pesquisa e extensão. A Faculdade Vale do Aporé (FAVA), tem direcionado esforços no sentido de construir um curso de graduação que possa não somente dar conta da grande demanda existente, mas, sobretudo, servir de referência para a Região do Centro Oeste, a partir de um diferencial político-filosófico fundamentado na concepção transformadora da Educação. 
    Ela entende, portanto, que a formação superior deve ser capaz de promover ações reflexivas no sentido da promoção de práticas sociais transformadoras, conseguidas por meio de situações de ensino, pesquisa e extensão.
    Para que tais propósitos possam ser concretizados, a Faculdade Vale do Aporé (FAVA), assume como eixo norteador do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, capaz de formar profissionais dotados de conhecimento e habilidades técnicas, imbuídos de compromisso social, constituindo, assim, as competências básicas que servirão de subsídio para a atuação na escola.

CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA


     A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção a saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

PERFIL ESPERADO DO EGRESSO

     O profissional Licenciado em Educação Física, pela Faculdade Vale do Aporé, seguindo as orientações do disposto nos artigo 43 Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), deverá estar preparado para exercer a formação docente:

- o ensino visando à aprendizagem do aluno através do desenvolvimento de metodologias que facilitam o processo de aprendizagem;

- ser capaz de interagir com o processo cultural local, levando em consideração os conhecimentos já adquiridos pelo aluno através de sua cultura;

- refletir sobre sua prática pedagógica num processo contínuo;

ser capaz de estabelecer diálogo entre sua área e as demais áreas de conhecimento favorecendo e enriquecendo suas práticas pedagógicas;

- ter o exercício de suas atividades como de enriquecimento cultural interagindo com
outras áreas e com a comunidade;

- ser um profissional consciente e agente de transformações sociais associado ao papel da escola;

- exercer sua criatividade profissional motivando os alunos no desenvolvimento de trabalho em equipes.

- ter a pesquisa com foco no processo de ensino e de aprendizagem, como compreender o processo de construção do conhecimento.

 

Habilitação

Licenciatura

Duração

3 anos

Turno

Noturno

Enfermagem

Profissão
A Enfermagem é a arte e a ciência do cuidar, visando à promoção da qualidade da vida e à manutenção da integridade do ser. O cuidado ocorre na interação com indivíduos, famílias e grupos da comunidade em situações de saúde e doença.
A Enfermagem é uma profissão com amplo campo de atuação que vem se ampliando cada vez mais em função dos novos paradigmas da saúde. Hoje, além dos tradicionais espaços de atuação do enfermeiro no âmbito hospitalar, há grandes perspectivas na saúde pública, através do Programa de Saúde da Família, dos serviços de enfermagem domiciliar e na oferta de serviços de urgência e emergência pré-hospitalar.

Curso
O curso de Enfermagem da FAVA tem um currículo inovador, atendendo às atuais diretrizes nacionais para os cursos de enfermagem.
Tem como objetivo formar enfermeiro generalista de maneira integral, visando à construção da cidadania e à integração entre vários saberes (saber, saber fazer, saber conviver e saber assistir a população de acordo com os princípios da eqüidade, qualidade e eficiência).

Laboratórios
Anatomia, Microbiologia, Microscopia (Histo­logia e Patologia), Bioquímica, Parasitologia, Fisiologia, Farmacologia e de Enfermagem.

Estágios
Os estágios ocorrerão em diferentes cenários da prática profissional, sendo realizados em: unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, centros de saúde, centros de referência, centros comunitários, creches, escolas, ambulatórios, hospitais gerais e especializados, asilos e instituições de saúde pública e privada.

Pesquisa e Extensão
Os projetos de ensino, pesquisa e extensão estão voltados aos diversos grupos etários (saúde da criança e do adolescente, da mulher, do adulto, idoso e trabalhador), visando à promoção, proteção e recuperação da saúde dessa população. Os projetos, na sua maioria, ocorrerão em parceria com os demais cursos da área da saúde, compondo um conjunto interdisciplinar, portanto, permitindo a interação e a sociabilização dos vários saberes e a assistência integral à saúde do indivíduo e da comunidade.

 

Fisioterapia

 

O curso

- O curso da FAVA objetiva formar profissionais com orientação científica e humana, capacitados a atuar nas diversas áreas do campo profissional.

- O aluno do Curso de Fisioterapia da FAVA está comprometido também na participação constante de projetos que envolvem questões sociais que rodeiam sua atuação na área de saúde. Tem um corpo docente formado por especialistas e mestres, aptos a oferecerem sua experiência na formação de profissionais diferenciados no mercado de trabalho.

A Profissão

- Fisioterapia é uma ciência da área de saúde, destinada ao estudo, prevenção e tratamento dos distúrbios do movimento humano. 

- É uma das profissões que mais oferece meios de atuação no mercado, envolvendo clínicas, hospitais, empresas, faculdades, home-care etc.

Vivências Práticas

Desde o 1° ano o futuro fisioterapeuta da FAVA participa de projetos que refletem a rotina de profissionais de saúde envolvidos dinamicamente com a comunidade. A partir do 2° ano o aluno participa ativamente de estágios supervisionados por docentes em clínicas de atendimento a comunidade. A partir do 3° ano o aluno atua em projetos mais complexos, exercendo atividades profissionais supervisionadas, desde a avaliação até a elaboração da conduta terapêutica.

Responsabilidade com o Futuro

No Curso de Fisioterapia da FAVA há uma constante preocupação na formação dos futuros profissionais, existindo uma série de palestras, mini-cursos e cursos oferecidos aos discentes como forma de atualização científica no campo teórico e prático.


FISIOTERAPIA, ONDE HÁ MOVIMENTO HÁ VIDA!

 

 

Pedagogia

O campo de atuação do profissional do pedagogo bem se definindo em várias esferas:

- a escola do Ensino Fundamental e Médio. O curso de Pedagogia tem preparado, a nível superior, este profissional para atuar nas séries iniciais, educação infantil e educação especial e ainda para desemprenhar as tarefas de coordenação pedagógica, supervisão e administração escolar.

- fora da escola, em projetos e instituições educacionais (ONGs, Conselhos Tutelares, postos de saúde, igrejas, penitenciárias, hospitais) ou em ações coletivas e culturais com jovens, meninos de rua, idosos, mulheres, negros, etc.

     Além desses campos, configuram-se outros para a atuação do pedagogo, como os da avaliação de sistemas, projetos educacionais, comunicações em massa, informática, entre outros.
     A ênfase na formação do professor pesquisador e da introdução da pesquisa e da investigação como componente curricular presente em inúmeros cursos de Pedagogia das várias universidades, oferece condições, ainda, para o aprofundamento dos estudos e nível de pós-graduação, contribuindo a geração e construção do conhecimento na área educacional. Por esta razão, causa preocupação a possibilidade de que esta formação seja retirada do âmbito das universidades, para alocação em centro de educação superior ou institutos superiores de educação, extra-universitários, como prevê o projeto de LDB - substitutivo Darcy Ribeiro. A área educacional adquiriu já um grande desenvolvimento quantitativo e qualitativo no plano da produção de conhecimento, com um grande numero de curso de pós-graduação stricto-sensu, fato que coloca, na realidade atual, novos desafios para as universidades públicas no campo de sua formação dos profissionais da educação, em especial, dos professores para a educação fundamental.

 

História