As Faculdades Vale do Aporé (FAVA), ao conceber o Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, o fez a partir do compromisso com a qualidade na formação dos seus alunos, fundamentada no tripé que alicerça a universidade: ensino, pesquisa e extensão. A Faculdade Vale do Aporé (FAVA), tem direcionado esforços no sentido de construir um curso de graduação que possa não somente dar conta da grande demanda existente, mas, sobretudo, servir de referência para a Região do Centro Oeste, a partir de um diferencial político-filosófico fundamentado na concepção transformadora da Educação.
Ela entende, portanto, que a formação superior deve ser capaz de promover ações reflexivas no sentido da promoção de práticas sociais transformadoras, conseguidas por meio de situações de ensino, pesquisa e extensão.
Para que tais propósitos possam ser concretizados, a Faculdade Vale do Aporé (FAVA), assume como eixo norteador do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, capaz de formar profissionais dotados de conhecimento e habilidades técnicas, imbuídos de compromisso social, constituindo, assim, as competências básicas que servirão de subsídio para a atuação na escola.
CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção a saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
PERFIL ESPERADO DO EGRESSO
O profissional Licenciado em Educação Física, pela Faculdade Vale do Aporé, seguindo as orientações do disposto nos artigo 43 Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), deverá estar preparado para exercer a formação docente:
-
o ensino visando à aprendizagem do aluno através do desenvolvimento de metodologias que facilitam o processo de aprendizagem;
-
ser capaz de interagir com o processo cultural local, levando em consideração os conhecimentos já adquiridos pelo aluno através de sua cultura;
-
refletir sobre sua prática pedagógica num processo contínuo;
-
ser capaz de estabelecer diálogo entre sua área e as demais áreas de conhecimento favorecendo e enriquecendo suas práticas pedagógicas;
-
ter o exercício de suas atividades como de enriquecimento cultural interagindo com
outras áreas e com a comunidade;
-
ser um profissional consciente e agente de transformações sociais associado ao papel da escola;
-
-exercer sua criatividade profissional motivando os alunos no desenvolvimento de trabalho em equipes.
-
ter a pesquisa com foco no processo de ensino e de aprendizagem, como compreender o processo de construção do conhecimento.
|