Cassilândia / MS -
Webmail Fale Conosco


E-mail: @ficms.com.br
Senha:

esqueci minha senha


   

     Os graduados em história além do magistério em Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) vem atuando de forma crescente em Institutos de Pesquisa que não desenvolve apenas atividades de Ensino; em realização de pesquisas ligadas a questões vinculadas ao patrimônio artístico e cultural, a cultura material associada a arqueologia, história e museus, a serviço dos meios de comunicação de massa como imprensa e televisão; em assessorias culturais e políticas em constituição e gestão de bancos de dados, na organização de arquivos e áreas de modo geral ligadas à reunião e preservação da informação.
      À ampliação das áreas de atuação do graduado corresponde outra, que está relacionada à questão das linguagens, cujo manejo tornou-se corrente entre os profissionais formados em História. Embora a forma de expressão utilizada entre os historiadores seja a discursiva, o domínio de técnicas de análise semântica ou semiótica aplicadas à diferentes linguagens, a possibilidades de elaborar vídeos e CD-ROMs ao lado dos textos tradicionais, o manejo da estatística e de simulações complexas utilizando o computador, passaram a fazer parte de seu cotidiano. 
     Apesar dessas inovações e busca de interdiciplinalidade e transdiciplinalidade, a história constitui-se em área específica do conhecimento. Possui uma forma particular de lidar com a temporalidade, exigindo uma formação específica capaz de habilitar o profissional de história a um trabalho com variadas fontes documentadas, respeitando parâmetros sociais e culturais na formação em cada época. Isso significa que não se pode deixar de considerar as diversidades existentes nos programas de histórias existentes. As diversidades, assim com a abertura de escolhas flexíveis em época de ampliação de campo de trabalho do graduado de história, conduz a uma maior abertura no currículo mínimo.
Assim, a Faculdade Vale do Aporé pretende com o currículo mínimo de história oferecer ao mercado de trabalho profissionais:

  • com domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão;

  • com capacidade para exercer o trabalho de historiador, nas suas diversas dimensões;

  • familiarizados com a prática da pesquisa, como essencial ao seu campo de atuação;

  • preparados e instrumentalizados para a atender as demandas relativas ao seu campo de conhecimento no magistério da educação básica (ensino fundamental e médio); na preservação do patrimônio, acessorias a entidades públicas e privadas no setor cultural artístico e turístico.

     Além disso, espera-se que os graduandos em história estejam em condições de atender as necessidade locais e regionais, assim como à exigências de globalização; que tenham diferentes visões de mundo; que possam visualizar a economia mundial de forma global; que ampliem e aprofundem conhecimentos humanísticos e de aspectos do impacto ambiental; que estejam familiarizados com métodos e técnicas utilizadas na área e de história; que utilizem a internet e outros canais como fonte de informação e atualização; que tenham consciência profissional e a desempenhem com probidade e ética.


 

 FIC - Todos os direitos reservados

Copyright 2009