O campo de atuação do profissional do pedagogo bem se definindo em várias esferas.
-
a escola do Ensino Fundamental e Médio. O curso de Pedagogia tem preparado, a nível superior, este profissional para atuar nas séries iniciais, educação infantil e educação especial e ainda para desemprenhar as tarefas de coordenação pedagógica, supervisão e administração escolar.
-
fora da escola, em projetos e instituições educacionais (ONGs, Conselhos Tutelares, postos de saúde, igrejas, penitenciárias, hospitais) ou em ações coletivas e culturais com jovens, meninos de rua, idosos, mulheres, negros, etc.
Além desses campos, configuram-se outros para a atuação do pedagogo, como os da avaliação de sistemas, projetos educacionais, comunicações em massa, informática, entre outros.
A ênfase na formação do professor pesquisador e da introdução da pesquisa e da investigação como componente curricular presente em inúmeros cursos de Pedagogia das várias universidades, oferece condições, ainda, para o aprofundamento dos estudos e nível de pós-graduação, contribuindo a geração e construção do conhecimento na área educacional. Por esta razão, causa preocupação a possibilidade de que esta formação seja retirada do âmbito das universidades, para alocação em centro de educação superior ou institutos superiores de educação, extra-universitários, como prevê o projeto de LDB - substitutivo Darcy Ribeiro. A área educacional adquiriu já um grande desenvolvimento quantitativo e qualitativo no plano da produção de conhecimento, com um grande numero de curso de pós-graduação stricto-sensu, fato que coloca, na realidade atual, novos desafios para as universidades públicas no campo de sua formação dos profissionais da educação, em especial, dos professores para a educação fundamental.
|